Exercícios

Agora temos alguns exercícios. Lembra da frase que citei na aba indústria? Pois é, agora vou mostrar o que ela significa, o assunto é: Estequiometria.
Na estequiometria estudamos os dados quantitativos das reações químicas e entre eles, nós temos a proporção em massa das reações, conhecida como Lei de Dalton. Se por exemplo em uma reação, 28g de gás Nitrogênio reagem com 6g de gás hidrogênio teremos a formação de 34g de Amônia (foi falada na página inicial do blog). Mas se tivermos 2800g de gás Nitrogênio reagindo com os mesmos 6g de gás hidrogênio, formaremos quanto? Ora, os mesmo 34g. Não temos mais gás hidrogênio para reagir com o gás Nitrogênio, sendo assim temos um reagente em excesso e outro limitando a reação. Exercícios sobre esse assunto estarão na página inicial.
(UFPA) Considerando a equação química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O
os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
a) óxido, base, sal e óxido.
b) sal, base, sal e hidreto.
c) ácido, sal, óxido e hidreto.
d) óxido, base, óxido e hidreto.
e) base, ácido, óxido e óxido.

(Cefet-PR) Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:
a) ácido, base, óxido, ácido.
b) sal, sal, base, ácido.
c) ácido, base, base, sal.
d) sal, óxido, base, ácido.
e) ácido, base, sal, óxido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário